Reflexão

"Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo".

(Galileu Galilei)

Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Horta Medicinal na Escola

Os Alunos(as) do 9º Ano "A" do Anexo da Escola Padre José Roberto, juntamente com o professor Mário Henrique (professor de ciências), colocaram em prática uma Horta medicinal, relacionada a cultura Afro-brasileira, onde foram pesquisadas várias plantas medicinais da cultura africana. O objetivo desta Horta foi dinamizar a cultura africana com o manuseio do cultivo da horta, pois existem vários espaços na Escola que não são aproveitados(foto ao lado) e os meninos(as) fizeram a limpeza do terreno para a utilização do mesmo na forma de cultivar a Horta Medicinal.
Os alunos juntamente com um funcionário da Escola, conhecido como Sr. Feijó, trabalharam na limpeza e preparação do solo para o ambiente onde seria plantada algumas plantas medicinais, para utilização das mesmas como forma de estudo e aprendizagem, já que são de origens Africanas. São de boa utilização para a saúde, na qual muitas delas são produzidos chás, banhos naturais para a pele, mostrada no seminário realizado pelos alunos em sala de aula na qual apresentaram seus trabalhos, propostos na realização de suas pesquisas, realizadas na Internet e em outras formas de pesquisas que há utilizaram .
Seminário
Algumas plantas foram trazidas para o plantio como Malva, Boldo, Babosa, Hortelã, Capim Santo e outras, nossos alunos expuseram em um seminário que tinha como objetivo mostrar as plantas Medicinais que foram trazidas pelos negros vindos da África, para trabalhar em cima delas para que possamos saber a importância da vinda delas para o Brasil, como eles utilizavam e a função que cada uma tinha para a saúde dos negros na época da escravidão.
Todos os alunos do 9º ano tiveram uma participação conjunta na limpeza e plantação da horta que hoje funciona na própria Escola, com lindas mudas de plantas medicinais nas quais servem para produção de chás medicinais e demais funções há elas atribuídas na própria Escola. Esse projeto também trabalhou-se a interdisciplinalidades entre alunos, pois deste a adubação da terras e o plantio das plantas, que se envolveram intensamente no processo de alta qualidades e personalidade que cada aluno em sim contribuiu para que a horta funcionasse de maneira agradável e de boa apresentação ao público que tem acesso a ela através do portão principal ou lateralmente da Escola.
Pode-se também destacar o trabalhos de pesquisa onde todos os grupos envolvidos, obtiveram uma grande pesquisa de campo, que em sala de aula expuseram seus trabalhos, mostrando a importância das plantas para a vida e na medicina alternativa, que hoje se usa muito nas nossas vidas. Esses trabalhos ficaram expostos na Escola é hoje é considerado modelo para algumas Escolas deste município que adotaram como forma de trabalhar os referências teóricos interdisciplinares em suas Instituições de Ensino.
Hoje é um orgulho entre os alunos, pois é uma obra que construíram com prazer e são reconhecidos pelos seus esforços, como também tomaram uma maior conscientização sobre a preservação do meio ambiente que é hoje uma grande preocupação mundialmente conhecido entre nós. (veja)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário