Reflexão

"Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo".

(Galileu Galilei)

Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Você sabe como é fabricado o mel na natureza?

Abelha recolhendo néctar das flores.

Nós sempre sabemos que abelha produz mel, mas de fato e de direito realmente sabemos como é fabricado na natureza o mel? Pra muitos é um resposta intrigante, mas depois dessa matéria espero esclarecer mais o assunto. A produção começa quando as abelhas operárias que trabalham fora da colmeia (e que, às vezes, ferroam qualquer um que chegar perto) coletam néctar das flores. Essa é a matéria-prima do chamado mel verdadeiro, mas as operárias coletam qualquer líquido açucarado que possa a ser usado para fazer o alimento. É por isso que é tão comum vermos abelhas coletando restos de refrigerantes, sucos, por exemplo.

Mas como as abelhas carregam esses líquidos para as suas colmeias? É uma pergunta que acho que todos queriam uma resposta! Quando a abelha encontra a substância “néctar” ela já começa a transformar a solução em mel ali mesmo, com a ajuda de algumas substâncias que as abelhas produzem em glândulas da boca. As substâncias misturadas mudam o tipo de açúcar do néctar e impedem que o mel estrague pelo aparecimento de micróbios.


Abelha Rainha.
  
Quando chegam à colmeia, o néctar trazido no papo é depositado nos favos e, então, as operárias de dentro da colmeia começam a desidratá-lo. Como assim? Bem, elas batem as asas em cima dos favos provocando uma ventilação que faz evaporar o excesso de água do néctar, transformando o xarope aguado no mel grosso e bem doce.
Colocando o necta nos favos.


O mel pode ser produzido a partir de néctar de um só tipo de flor, como é o caso do mel de laranja feito com o néctar das flores das laranjeiras. Pode, também, ser resultado da mistura do néctar de diferentes flores do campo. Neste caso, ele é chamado de mel silvestre.

Produção de mel puro na colmeia.



As abelhas operárias não fazem o mel para nós, mas para elas mesmas. O mel misturado com pólen e com geleia real – substância produzida exclusivamente pelas glândulas de abelhas operárias jovens – é oferecido para as crias e também comido pelas operárias que trabalham fora da colmeia. Já para a rainha, as operarias servem somente a geleia real durante toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário