Pois é! Esse Oxímetro é um aparelho portátil que mede a quantidade de gás oxigênio nos sangue. Às vezes, essa medida é importante para saber se uma pessoa está absorvendo bem esse gás, porque existem doenças, principalmente aquelas que afetam os pulmões, em que o oxigênio não consegue chegar ao sangue com facilidade. Se você tiver de fazer este exame algum dia, não se preocupe, pois não dói nada.
É colocado no seu dedo um dispositivo que parece um pregador e, em seguida (segundos) o resultado está pronto. Veja como funciona o aparelho.
O oxímetro, na verdade, verifica a cor de seu sangue. Isso porque, quando há muito oxigênio dissolvido no sangue, ele tem uma cor mais avermelhada. Quando há menos oxigênio, ele fica meio azulado. Quer saber coo o aparelho faz essa identificação da cor? Pois bem, ele é como uma lanterna que dispõe de dois tipos de luzes diferentes para iluminar a ponta do dedo que está fixada no pregador. A luz emitida pelo oxímetro é forte o suficiente para iluminar o sangue que está no interior dos vasos sanguíneos, sob a pele. Uma luz do aparelho é vermelha e a outra não tem cor(incolor). Quer dizer, dizemos que essa outra não tem cor porque não conseguimos vê-la – ela é chamada de infravermelho. Mas o oxímetro consegue enxergar o infravermelho.
Aparelho de medir a quantidade de oxigênio no sangue. |
Quando o sangue tem bastante oxigênio, absorve mais a luz infravermelha. Quando há pouco oxigênio, é a luz vermelha que é absorvida. Com esses dados, o aparelho converte a diferença de absorção entre as duas luzes em números que aparecem num pequeno visor(veja a figura). Em geral, uma pessoa sadia tem de 95-99% de oxigênio dissolvido – esse valor significa a porcentagem do oxigênio do ar que passa para o sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário