Reflexão

"Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo".

(Galileu Galilei)

Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Super Reator em 2016!

Super-Reator ITER

Você sabe o que é o ITER?

Em 2005, em uma revista muito conhecida “super interessante” (revista científica), em tinha lido uma reportagem sobre um Super-reator que seria capaz de produzir energia nuclear limpa e barata, mas só seria capaz daqui a 50anos. Será realmente possível? Todos nos sabemos que energia nuclear não seria a solução para melhoramento do planeta, olhem só os exemplos em Chernobil e agora recentemente no Japão.
 Link: http://super.abril.com.br/ciencia/super-reator-446020.shtml
Catastrofe em Chernobil

Bem a Reportagem falava sobre um reator que será fabricado pelos Ingleses, a sigla será ITER - International Thermonuclear Experimental Reactor – Traduzindo Reator Termonuclear Internacional Experimental que mostrará que é possível fabricar energia Limpa e Barata, pois bem, e num é que realmente estão fabricando!, e funcionará daqui alguns anos e não a 50 anos como previa a reportagem da revista, eita mundinho complicado e tecnológico esse nosso, não acham?
Essa usina será capaz de produzir energia suficiente como as das estrelas, com utilização de Hidrogênio operando em 100 milhões de graus Celsius e produzirá 500WM de energia. Esse projeto é em parceria com o União Europeia, China, Estados Unidos, Índia, Japão Coreia do Sul e Rússia, na qual estão esperados um gasto de US$ 13 bilhões. O local já está em construção, localizado em Cadarache (França) e deverá ter sua primeira operação no ano de 2016.
Explosão do Reator no Japão 2011


Diante dos atuais reatores nucleares baseados na fissão, os reatores termonuleares são absolutamente seguros, pois em caso de uma avaria, como a que ocorreu em Chernobil, a reação termonuclear é suspensa em milésimos de segundo. Ao contrário das atuais centrais nucleares, os reatores termonucleares não produzem resíduos radiativos nocivos e só liberam hélio, um gás inerte e inofensivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário