Super-Reator ITER |
Você sabe o que é o ITER?
Em 2005, em uma revista muito conhecida “super interessante” (revista científica), em tinha lido uma reportagem sobre um Super-reator que seria capaz de produzir energia nuclear limpa e barata, mas só seria capaz daqui a 50anos. Será realmente possível? Todos nos sabemos que energia nuclear não seria a solução para melhoramento do planeta, olhem só os exemplos em Chernobil e agora recentemente no Japão.
Link: http://super.abril.com.br/ciencia/super-reator-446020.shtmlCatastrofe em Chernobil |
Bem a Reportagem falava sobre um reator que será fabricado pelos Ingleses, a sigla será ITER - International Thermonuclear Experimental Reactor – Traduzindo Reator Termonuclear Internacional Experimental que mostrará que é possível fabricar energia Limpa e Barata, pois bem, e num é que realmente estão fabricando!, e funcionará daqui alguns anos e não a 50 anos como previa a reportagem da revista, eita mundinho complicado e tecnológico esse nosso, não acham?
Essa usina será capaz de produzir energia suficiente como as das estrelas, com utilização de Hidrogênio operando em 100 milhões de graus Celsius e produzirá 500WM de energia. Esse projeto é em parceria com o União Europeia, China, Estados Unidos, Índia, Japão Coreia do Sul e Rússia, na qual estão esperados um gasto de US$ 13 bilhões. O local já está em construção, localizado em Cadarache (França) e deverá ter sua primeira operação no ano de 2016.
Explosão do Reator no Japão 2011 |
Diante dos atuais reatores nucleares baseados na fissão, os reatores termonuleares são absolutamente seguros, pois em caso de uma avaria, como a que ocorreu em Chernobil, a reação termonuclear é suspensa em milésimos de segundo. Ao contrário das atuais centrais nucleares, os reatores termonucleares não produzem resíduos radiativos nocivos e só liberam hélio, um gás inerte e inofensivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário