Reflexão

"Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo".

(Galileu Galilei)

Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sabão Ecológico 2011

 Desde de 2009 venho realizando pesquisas sobre como se produzir sabão, e surgiu na minha cabeça a preocupação em preservação do meio ambiente em se tratando com o desperdício de óleos utilizados em nossas frituras no cotidiano de nossas vidas, pois em estudos realizados por especialista no assunto, comprovado em suas pesquisas, o óleo utilizado em nossas comidas faz muito mal, principalmente para nossas saúde e também para os lençóis freáticos que passam no subsolo do nosso planeta, além de prejudicar os canos dos nossos esgotos que com o passar do tempo ficam entupidos precisando de uma nova reforma, que será um custo desnecessário para todos. Bem, pensando nisso fiz um projeto que reutilizasse esses óleos usados nas frituras transformando o mesmo em sabão que dei o nome de “Sabão ecológico”, juntamente com os alunos do projeto tecno-kits, realizamos essa experiência que está a cada dia dando certo e conscientizando muita gente.

Equipe: Carol, Karine, Abrahão, Sayonara e Mário

Hoje a Escola não compra mais sabão, pois ela própria o fabrica e os nosso alunos estão adorando essa nova “profissão” que levaram para as suas vidas após terem concluídos os estudos do Ensino Médio e também conscientizarão novas pessoas em seus bairros e comunidades da preservação e da produção com o consumo de seu próprio óleo gasto na sua fritura. Nossa equipe também foi às lanchonetes onde também é uma fonte onde se consomem mais óleos, pois existem muitas frituras, como batatinhas, salgados e outros produtos. Cada grupo de aluno ficou responsável pela coleta seletiva e em troca, eles recebem uma barra de sabão ecológico.


Informações nas Salas de Aulas sobre o Projeto

Também houve oficinas de como produzir o sabão, onde pessoas da comunidade foram convidadas a participar nas dependências da própria escola que aconteceram nos fins de semana. O próximo passo é expandir essa experiência para as outras escolas do Município e aos demais alunos, para que se envolvam na preservação do meio ambiente de nossa cidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário