Reflexão

"Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo".

(Galileu Galilei)

Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de março de 2012

Trabalho em Grupo - 1º Ano Manhã

Atenção alunos do Ensino Médio da Escola Murilo Braga, já está a sua disposição o Trabalho em Grupo, onde todos vocês do 1º Ano das turmas: A, B, C e D, do turno da Manhã, deverão abrir o link a seguir e resolver todas as questões, para que os mesmo possam entregar no dia 09 de abril deste ano. Todos devem ficar atentos com o prazo, pois o mesmo não será extendido. Obrigado desde já e boas pesquisas e um ótimo fim de semana para todos. LINK: http://www.4shared.com/office/Tgb4tYsr/TG1ano2012.html

Lazer e Esporte!

Bem toda e qualquer cidade a população tem que ter Laser, Esporte e Cultura, mas parece que Martinópole se esquecei de duas dessas atribuições, Laser e Esporte, pois aqui não existe nenhum apoio a se tratar de Laser, pois não existe um ponto de laser onde pessoas possam desfrutar com sua família em um fim de semana, ou simplesmente a prática de esporte, pois existem sim duas quadras cobertas com uma boa estrutura, mas que são mal aproveitadas e uma delas está muito avariada, com alambrados e pinturas e até mesmo arquibancadas rachadas, coisas que se houvesse pessoas capacitadas, e não interessadas em encher o bolso, com dinheiro público que vem para o esporte, tivesse um pouco de dignidade e colocasse em prática, aqui só existe uma modalidade que t~em apoio de pessoas que é o futsal e futebol de campo, que duas ou três pessoas se envolve e promovem algum evento, pois se fosse esperar pela Prefeitura dessa cidade, todos eram sedentários e preguiçosos, pois não existe outra coisa pra se fazer em Martinópole, é uma realidade que há anos vem se alastrando por este município, falta mais muita falta de interesse dos governantes que aqui administram.

Nossa cidade existem muitos atletas capacitados em muitas modalidades, o que falta pra eles e um incentivo maior e um apoio, pois somente as Escolas não dão condições para que eles desfrutem dessas práticas de esporte, muitos só praticam na Escola, e quando terminam seus estudos, o que acontece? Muitos deixam de praticar, pois não tem onde e como usufruir, pois o município não ajudam, não existe um projeto da Secretaria de Esporte, e pra falar a verdade sei nem se tem e nem se existe algum Secretario de Esporte, pois nunca foi divulgado para a população.

Comércio em Martinópole

O que podemos falar de nosso comércio, bem sabemos que Martinópole ainda engatinha quando se fala em comércio, pois ainda somos uma cidadezinha do interior, onde a maioria da nossa renda, vem de aposentados, pensionistas, funcionário público municipal ou estadual, é ainda uma cidade sem muito progresso, sem nenhuma forma maior de renda, pois ainda não existe uma fábrica, não sei se por mal vontade dos políticos que aqui governam, mas não existe uma grande renda percapta nesta cidade, o comércio é simples, com costumes de uma cidade pacata, onde se fecham para o almoço e aos domingos com funcionamentos até meio dia, mas existem muitas coisas de proveito para a população que em sua maioria é abastecida por este comércio.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Descaso e Omissões do poder público martinopolense

Ai que saudades da nossa piscina! o que fizeram ou melhor não fizeram!
Infelizmente nossa cidade acontece algumas coisas que não entendo, por exemplo, o descaso que os nossos representantes, “Vereadores e prefeito” tem com algumas ruas e pontos que podia ser aproveitado pelas comunidades que moram nesta cidade, como por exemplo, a cidade dispõem de uma grande piscina pública, que como mostram as fotos ela hoje serve como foco, e casa de mosquitos e sapos que a li depositam suas larvas. Também até a própria comunidade e culpada, vejam só os descasos, antigamente algumas tradições nesta cidade eram levadas a sério, como por exemplo, quem não se lembra da “Tradicional Festa do Caju” que era lavada ao pé da letra, como diriam no passado, tinha que ter tradição, roupas novas e muito respeito pela tradição, pois é o povo esqueceu, vejam só o cumulo que aconteceu a bem pouco tempo a traz, o prédio que se chama “Angica Club”, vejam o nome, em homenagem a o antigo nome da cidade, pois bem, se tornou vejam bem, se tornou abrigo para animais que foram pegos pela carrocinha, verdade, abrigo de cachorros, gatos, pulgas e carrapatos, vejam só quem diria, a sociedade martinopolense, foi trocada por esses animais.
Antiga piscina, virou tanque de doenças, Cadê a Secretaria de Saúde?
Ainda me lembro, não sou tão velho, mas peguei algumas tradições, parece hoje, escutava que as Rainhas, na qual eram escolhidas por jurados na própria festa, não poderiam ser “moças” faladas, e uma das ocasiões alguns integrantes não deixaram uma antiga moças da época participar, pois sua família não era ilustre da sociedade e por isso pegaria mal para os sócios do Angica, vejam só como era a nossa história, cheias de contos para serem expostos.
O lazer dos Martinopolenses, piscina do Centro Cultural.
Outro ponto é a origem da cidade, não podemos de relembrar que nosso cidade começou na velha lagoa angica, que hoje está sendo um deposito de esgoto em céu aberto, pois a Prefeitura está com um projeto já sendo realizado, para colocar todo o esgoto da cidade para dentro da “Lagoa Angica”, pode um negocio desse, essas palavras me lembra uma indignação de uns bonecos que criticam certas coisas erradas. Isso é inaceitável, em pleno século XXI, nós ainda estamos atrasados e sem nenhuma responsabilidade com o meio ambiente, já que nestes anos várias reuniões estão sendo realizadas para melhoramento e conservação do mesmo, mas quem somos nós mesmos, um povo submisso a uma pequena classe de políticos que não tem respeito e responsabilidade para com o setor ambiental.



Lodo e descaso com a população...

Piscina de Criadouros de sapos, larvas do mosquito da Dengue etc...

Lagoa Angica, Berço da Civilização de Martinópole, agora esgoto!

Imagem aérea, do Angica Club, (Tradicional) mas agora criadouro de pulgas e carrapatos

quarta-feira, 28 de março de 2012

Trabalho em Grupo 2º Ano D e E

Atenção alunos do turno da noite, 2º D e E, está a sua disposição de todos o link com o Trabalho em Grupo, que deverá ser entregue dia 09 de abril, segunda feira, o mesmo deverá ser realizado somente em dupla e não poderá ser realizado individualmente. Desde já agradeço a compreensão de todos. O link http://www.4shared.com/office/gJLsLUWv/TG2anoDeE2012.html

terça-feira, 27 de março de 2012

Velha-Nova Estação Ferroviária. Ai que Saudades!

Ai que saudade de andar de trem! Olha, pra muitos andar de trem é uma aventura, realmente é, pois pra que eu tivesse que andar de trem eu tive que viajar com meu pai para São Paulo, pra que pudesse andar num, já que na nossa cidade infelizmente não existe mais, mas ainda bem que fizeram uma coisa boa com o prédio, reformado ela agora é visitada diariamente pelo povo leitor, pois é uma biblioteca municipal, onde a história que ela nos mostra, são as histórias das páginas de muitos livros, ai que saudade da maria fumaça, muitos devem olhar pra ela e imaginar quantas viajem fizeram. É minha gente era o único transporte daquela época, inaugurada em 14 de março de 1881 levava os seus passageiros para várias cidades, na qual seu percurso era Camocim a Fortaleza, cujo o seu ramal era 318,36 Km em 1960 na CE - 3854. O seu prédio foi desativado por volta da década de 80 e hoje funciona como todos já sabemos a biblioteca pública, preservado pela prefeitura municipal.
Estação Central - Hoje Biblioteca Pública
Segundo depoimentos de pessoas mais velhas do que eu logicamente, os trens passavam uma vez por dia, diariamente um vindo de Camocim e outro voltando de Fortaleza, sempre um pela manhã e outro a tardinha como de costume, essa rota pertencia a Rede antiga “REFESE” como foi testemunhada, um antigo órgão federal que administravam esta rota, foram transportados passageiros até agosto, setembro do ano de 1977, depois dessa data ela foi desativada. Hoje não poderia passar mais trem, se fosse o caso pela mesma rota, pois a cidade cresceu, e onde eram antigamente os trilhos, hoje se encontram várias construções como, posto de combustíveis, hotel municipal, prédio da junta militar, padaria, caso do idoso, centro de informática e etc...só se houvesse uma grandiosa indenização, mas quem sabe se no futuro aconteça esse grande progresso que nos foi tirado. Martinópole não existia somente uma Estação de Trem e sim duas, uma ficava no centro da cidade e a outra na velha lagoa angica, que servia de ponto de abastecimento d´água para a máquina que funcionava a vapor, infelizmente a Prefeitura só cuidou de uma pois o povo pode ver o trabalho que nela foi realizado e a outra ninguém veria, pois fica mais distante da cidade, coisas de políticos.
Estação de Apoio(Lagoa Angica)

Estação em Ruínas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Parabéns Martinópole

Durante toda essa semana estarei mostrando algumas de nossas culturas como por exemplo, Martinópole conta de uma Igreja e uma capelinha que foi a primeira a ser construída e que hoje pertence ao Bairro São Francisco, na entrada da cidade no destino Granja a Sobral, que sempre realiza-se missas de ação de graças para aquela comunidade. Vários foram os vigários que aqui passaram. A cidade também teve um filho ilustre como vigário foi o Sr. Padre José Roberto, que foi vigário por muitos anos e hoje a principal Escola do Município que é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, consta em sua homenagem o seu nome. Também muitos contribuíram para o crescimento da religião em Martinópole, padre Luiz César, em sua passagem por aqui, construiu o Salão Paroquial, que hoje serve como encontros e festas religiosas, como também palestras e reuniões da própria Igreja, hoje nosso município conta com o Padre João Batista de Oliveira, que acolhe os fieis há mais de 10 anos e que realiza os festejos de São José e Nossa Senhora da Conceição a Padroeira oficial do Município, na qual se realiza no dia 28 de novembro a 8 de Dezembro. Algumas localidades como Carnaubal Preto, Salgadinho e Boa Vista, também existem algumas capelinhas que a própria paróquia juntamente com a comunidade a construíram.
Várias foram as reformas da Igreja matriz, como vocês podem observar, a Igreja teve seu altar reformado, recebeu novos bancos, foi pintada e recebeu vitros para melhorar a sua ventilação, todas essas e algumas mais foram doadas por pessoas que investem no crescimento e no cômodos dos fieis a qual frequentam esse ambiente sagrado.
Nossa Igreja localiza-se bem no centro da cidade e é um ponto turístico e bem frequentado nos festejos de Nossa Senhora da Conceição, onde muitos fieis a visitam e participam das missas campais, é uma cultura muito importante que todos na cidade esperam ansiosos para participarem em todos os anos.





Aniversário de Emancipação Política de Martinópole

Neste dia 26 de Março de 2012, nossa cidade Martinópole, situada na Zona Norte do Estado do Ceará completa seus 55º anos de Emancipação Política, pois a 55 anos atrás pertencíamos ao Município de Granja, e como me considero filho de Martinópole, não podia deixar de dar meus parabéns e publicar este artigo em meu blog. Essa cidade é muito especial para mim, pois foi nela que cresci, estudei, me formei e construí minha família, apesar de termos um baixo índice de desenvolvimento humano, pra dizer melhor o penúltimo do Estado do Ceará, adoro essa cidade, pois ela me deu muitas oportunidades de vida e espero usufruir muito mais e espero que ela me der muitas alegrias. Queria muito estar vivo no centenário desta cidade, pois queria contar aos meus futuros netos como era a nossas vidas nos momentos de hoje e ver o progresso que tanto espero chegar nesta cidade tão carente de estrutura, principalmente para os jovens que não tem condições adequadas de emprego, estudo e lazer, pois são coisas que ainda falta para que Martinópole se torne um Município de destaque na Zona Norte. Lembrando também de destacar, que uma pessoa de fora, de muito longe, pra dizer a verdade de outro país muito diferente do nosso, começou esta luta de emancipação a 50 anos atrás, que foi um ilustre homem chamado Pe. Emílio Serafim, onde quando menino ainda o alcancei vivo, muito vagas lembranças tenho, mais pelas histórias contadas tenho muito orgulho que nesta Cidade tenha vindo um Homem verdadeiramente com “H” ou “M” de Macho que tinha um ideal de crescimento e progresso, na qual construiu a Primeira e única Escola Estadual a “Murilo Braga”, depois fundou a Associação São Vicente de Paula, a casa paroquial e muitas e muitas benefícios ele fez, neste dia 26 de Março, também deveria ser considerado o dia de Padre Emílio, pois ele foi, na minha opinião um dos homens mais importantes para o progresso e crescimento desta cidade, quem sabe um desses representante do “povo”, coloque um projeto, mas acho que essa palavra não existe nos seus vocabulários, façam para que se torne possível esse pensamento. Em seus 55 anos de vida, quero deixar estas palavras como um presente e também um protesto para que aqueles que leem este artigo, possam também se manifestar, dando sua opinião do que acham, se estou certo ou errado, posso a ter cometer algumas injustiças, mas é minha opinião. Vocês estão vendo várias fotos de nossa cidade, nossa praça matriz, nossa Igreja, a antiga Estação, a velha lagoa angica, a quadra esportiva e alguns pontos da cidade e se divirtam com essa matéria.
Avenida Principal Capitão Brito que liga as cidades vizinhas.
Vocês estão vendo várias fotos de nossa cidade, nossa praça matriz, nossa Igreja, a antiga Estação, a velha lagoa angica, a quadra esportiva e alguns pontos da cidade e se divirtam com essa matéria.
Foto aérea do Centro da Cidade
Estas fotos foram tiradas da parte de cima da cidade, onde podemos destacar a Avenida Central da Cidade, Chamada Capitão Brito, a praça central, a Rodoviária e a Prefeitura Municipal, nossa cidade segundo o IBGE, consta uma população de aproximadamente 10.000habitantes contados entre sede e zona rural, e suas rendas são de produção de castanha de caju, pó de carnaúbas, comércios, aposentados e pensionistas, Prefeitura e Governo Estadual, a cidade também conta com dois postos de combustíveis, um hospital público e várias escolas distribuídas pela cidade e zona rural com ensino de infantil e fundamental menor e maior.

 
Martinópole e uma cidade que faz divisas com algumas cidades como Uruoca, Senador Sá e Granja, e é bem localizada na Zona Norte, pois ela é bem central se compararmos as distâncias entre Sobral a Camocim, ela se torna um grande ponto de apoio aos turistas que se deslocam dos grandes centros urbanos em busca de aventura e lazer nos interiores do Ceará, pois ela fica muito próxima a Sobral, Jijoca e Camocim, pois é bem sinalizada e informa aos turistas as direções das estradas que devem tomar para o percurso.

Centro da Praça matriz, busto de Padre Emílio e Fonte.

Praça Central da Cidade

Rodoviária(a direita) e na sequência Forum e Prefeitura

Vistas aérea da Cidade, Praça Matriz, Estação Ferrea(a direita).



sexta-feira, 23 de março de 2012

Trabalho em Grupo para os 2º Anos A e B da Escola Murilo Braga

Atenção alunos dos 2º anos A e B do turno da manhã da Escola Murilo Braga, já está em sua disposição o Trabalho em Grupo com data de entrega para o dia 09 de Abril de 2012, todos devem ficar atentos com o dia da entrega, pois se não for entregue nessa data, os mesmos ficarão sem a nota do Trabalho em Grupo, na qual o mesmo deve ser feito por uma dupla, não serão aceitos aqueles realizados em trio ou individualmente, a não ser por uma ocasião especial comprovada pelo aluno(a). Agradeço deste já sua compreensão e que aproveitem o máximo estas questões para que os mesmos estudem para a Avaliação Bimestral que será no dia 10 de Abril.

Dia Mundial do Meteorologia

Dia Mundial do Meteorologista
A data de 23 de março foi escolhida como o Dia Mundial do Meteorologista por ser a data de fundação da Organização Mundial de Meteorologia (WMO) da ONU, em 23 de março de 1950. A Organização, que tem sede em Genebra, na Suíça, trabalha como facilitadora mundial, estabelecendo por exemplo as bases das contribuições da Meteorologia para a conservação dos recursos hídricos do planeta, para a identificação das causas e para o combate à desertificação, nas causas das mudanças climáticas, no manejo das reservas hídricas das megacidades e regiões agrícolas, alguns dos principais problemas que estão afetando a vida do planeta.

E O QUE É MESMO METEOROLOGIA?

Em todas as atividades que fazem parte do nosso cotidiano existe a influência das condições do tempo. É só pensar nas nossas viagens (terrestres, aéreas e marítimas), no plantio e na colheita, em todas as nossas atividades ao ar livre. Nesses momentos, a gente nem lembra que existe um monte de técnicos altamente especializados, observadores e cientistas que, apoiados pela moderna tecnologia, trabalham dia e noite para pesquisar e prever as condições do tempo que vamos enfrentar. E que este serviço muitas vezes tem salvado vidas, quando prevê por exemplo as nevascas e os tornados. A meteorologia é o estudo científico da atmosfera em escala global, dentro de regiões e em localidades específicas, e a formulação de conclusões que permitem o conhecimento sobre os fenômenos atmosféricos e as previsões sobre o tempo.
  VOCÊ SABE COMO É, E ONDE ESTUDAM OS METEOEROLOGISAS?
Existe o curso técnico, em nível de 2ºgrau, que forma esse profissional. O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET, no Rio de Janeiro, tem o curso técnico público e pioneiro desse tipo no Brasil O curso técnico ensina todas as matérias de um curso superior e difere deste apenas no grau de aprofundamento. O bacharelado em Meteorologia tem quatro anos de duração e é oferecido pelo Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pela Universidade Federal do Pará, pela Universidade Federal da Paraíba, pela Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal de Pelotas (RS). Nos dois primeiros anos se estudam as disciplinas (Física, Cálculo e Computação). Depois, entram as matérias específicas de Meteorologia. A profissão é regulamentada pela Lei Federal nº 6835/80. Os profissionais de nível médio e superior são filiados ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Um curso de extensão universitária é dado pelo Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do Paraíba, UNIVAP, em São José dos Campos, São Paulo.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água

O "Dia Mundial da Água" foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.Nesse período vários Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21. A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o Dia Mundial da Água que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de:
  • Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável;
  • Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável;
  • Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado;
  • Participação e cooperação na organização nas celebrações do DMA.
 
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema. No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia - a -dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios, lagoas, acudes e economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas. Não está sendo assim no Município de Martinópole, onde os Governantes de nossa cidade estão realizando o esgoto para transportar os dejetos humanos para serem despejados no começo da origem do município, a velha e serrada Lagoa da Angica, infelizmente, nossos representantes políticos não se preocupam com o meio ambiente e sim com o descaso dele.

Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Algumas frases sobre o Dia Mundial da Água:
- Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte.
- O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje.
- Todo dia é dia de água, pois ela está presente em tudo e em todos.
- O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.
- Sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água.

quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de março: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Todo ano no dia 21 de Março, desde há 32 anos, é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra o Racismo. Este dia Internacional foi criado 20 anos depois do massacre ocorrido em 1960, em Shaperville, quando 68 negros sul-africanos foram brutalmente assassinados, quando protestavam contra a chamada "Lei do Passe", que transformava os negros em estrangeiros dentro de seu próprio país: todo negro passaria a ser obrigado a mostrar um "passe" que, evidentemente, não seria obrigatório aos demais cidadãos sul-africanos.
No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte: "Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública"
O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.
Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”.




Dia Universal do Teatro

Hoje é o Dia Universal do Teatro e, desde já, desejo o meu parabéns a todos do setor teatral, o trabalho de vocês há de ser sempre aplaudido. Que o teatro no Brasil, continue crescendo mesmo diante das grandes dificuldades para obtenção do apoio público, principalmente em cidades como a nossa que quase não existe apoio dos governantes, numa administração que prefere estagnar um Fundo Municipal de Cultura em detrimento do fomento às artes de um modo geral. Quem sabe um dia a nossa cultura chegue mais perto do patamar desejado por todos nós! A arte milenar de representar a vida no palco, comemora bravamente e resiste mais um ano de vida. Com o surgimento na Grécia (referência para os ocidentais), datado no século V antes de Cristo. O teatro é o pilar da civilização. Nossa história é reproduzida num tom que beira o absurdo e o lirismo.
Uma peça de teatro é uma forma literária normalmente constituída de diálogos entre personagens e destinada a ser encenada - não apenas lida. As peças teatrais, tais como as conhecemos no mundo ocidental, surgiram na Grécia Antiga, através das mãos de grandes teatrólogos, como Esquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes. Nas encenações, os atores devem respeitar um roteiro, feito por um dramaturgo. O diretor tem o papel de fazer com que o roteiro seja cumprido em mínimos detalhes, e também é o responsável por dirigir os ensaios. Os cenógrafos também são muito importantes, já que eles caracterizam o espaço onde a peça será apresentada. 

terça-feira, 20 de março de 2012

20 de Março - Começo do outono no Brasil

É a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações (excepto nas regiões próximas ao equador). O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no hemisfério norte, a 22 ou 23 de Setembro e termina a 21 ou 22 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no hemisfério sul, a 20 de Março e termina a 20 ou 21 de Junho. O planeta Terra possui quatro estações do ano (outono, inverno, primavera e verão). Isso se deve à diferença de radiação solar que incide sobre a superfície terrestre durante uma época do ano, fato provocado pelo movimento de translação (deslocamento da Terra em torno do Sol) e pela inclinação do eixo da Terra em relação ao plano orbital.

O Outono é uma estação caracterizada pelas noites mais longas que os dias. Outros fenômenos marcantes desse período são as mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar, a mudança na coloração das folhas das árvores (elas começam a “amarelar”), etc. Durante essa estação ocorre a maioria das colheitas agrícolas, pois os produtos cultivados já estão bastante desenvolvidos. As folhas, com poucos nutrientes, além dos frutos bastante maduros, caem no chão. O outono é a estação de transição do verão para o inverno.

Dia Mundial do Contador de História

Sabia que hoje, 20 de março, é o dia do Contador de Histórias?

No dia 20 de março é comemorado o Dia do Contador de Histórias. A data foi criada em 1991, na Suécia, e tem como principal objetivo reunir os contadores e promover a prática em todo mundo. A arte de contar histórias é bem antiga. As histórias contadas por gerações foram importantes para a evolução da humanidade. Sem dúvida, todos nós temos um pouco de contadores através de um acontecimento, piada, um bate-papo ou até mesmo em uma conversa pela internet. O dia de hoje exalta as pessoas que dedicam suas vidas a levar alegrias e histórias com meio de divertimento e aprendizado. Em 20 de março, celebramos os esforços desses profissionais tão queridos que através de técnicas e um dom divino nos encantam e envolvem com suas anedotas, qual de nos já ouvimos várias e várias histórias contadas do passado, coisas até mesmo que duvidamos da origem, mais ficamos várias e várias horas ouvindo pessoas falando de coisas antigas na qual nossos pensamentos viajam num espaço de fantasias e emoções que até parece que vivenciamos aquele momentos juntamente com aqueles que nos contam essas histórias.
E quem é o Contador de Histórias?

É aquele que ri, chora e faz brotar lágrimas de alegrias e de saudades;
É aquele que deixa que muitas histórias aconteçam: Contos de Fadas, Contos Maravilhosos, Contos Tradicionais, Contos de Encantamento dos quatro cantos do mundo;
É aquele que fala à alma os mistérios do coração e da imaginação;
É aquele que traduz o que é visto e escutado em diversas percepções, fazendo com que todos sintam o frio, o medo, a paz, a felicidade, a fome, as cores, os cheiros e as mais diversas sensações suscitadas pelas histórias;
É aquele que se encontra no fantástico mundo do faz de conta, brincando os caminhos mágicos dos contos de fadas.
O Mundo Mágico é assim;
Parece um Milagre enfim.
Essa é sua Grande Missão:
Conte Histórias com sorriso, amor e muita imaginação!"
Existem até cursos de Contadores de histórias vejam neste site:http://www.casadocontadordehistorias.org.br/home.htm
Parabéns a todos os contadores de histórias do Brasil!