Reflexão

"Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo".

(Galileu Galilei)

Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de março de 2012

Aniversário de Emancipação Política de Martinópole

Neste dia 26 de Março de 2012, nossa cidade Martinópole, situada na Zona Norte do Estado do Ceará completa seus 55º anos de Emancipação Política, pois a 55 anos atrás pertencíamos ao Município de Granja, e como me considero filho de Martinópole, não podia deixar de dar meus parabéns e publicar este artigo em meu blog. Essa cidade é muito especial para mim, pois foi nela que cresci, estudei, me formei e construí minha família, apesar de termos um baixo índice de desenvolvimento humano, pra dizer melhor o penúltimo do Estado do Ceará, adoro essa cidade, pois ela me deu muitas oportunidades de vida e espero usufruir muito mais e espero que ela me der muitas alegrias. Queria muito estar vivo no centenário desta cidade, pois queria contar aos meus futuros netos como era a nossas vidas nos momentos de hoje e ver o progresso que tanto espero chegar nesta cidade tão carente de estrutura, principalmente para os jovens que não tem condições adequadas de emprego, estudo e lazer, pois são coisas que ainda falta para que Martinópole se torne um Município de destaque na Zona Norte. Lembrando também de destacar, que uma pessoa de fora, de muito longe, pra dizer a verdade de outro país muito diferente do nosso, começou esta luta de emancipação a 50 anos atrás, que foi um ilustre homem chamado Pe. Emílio Serafim, onde quando menino ainda o alcancei vivo, muito vagas lembranças tenho, mais pelas histórias contadas tenho muito orgulho que nesta Cidade tenha vindo um Homem verdadeiramente com “H” ou “M” de Macho que tinha um ideal de crescimento e progresso, na qual construiu a Primeira e única Escola Estadual a “Murilo Braga”, depois fundou a Associação São Vicente de Paula, a casa paroquial e muitas e muitas benefícios ele fez, neste dia 26 de Março, também deveria ser considerado o dia de Padre Emílio, pois ele foi, na minha opinião um dos homens mais importantes para o progresso e crescimento desta cidade, quem sabe um desses representante do “povo”, coloque um projeto, mas acho que essa palavra não existe nos seus vocabulários, façam para que se torne possível esse pensamento. Em seus 55 anos de vida, quero deixar estas palavras como um presente e também um protesto para que aqueles que leem este artigo, possam também se manifestar, dando sua opinião do que acham, se estou certo ou errado, posso a ter cometer algumas injustiças, mas é minha opinião. Vocês estão vendo várias fotos de nossa cidade, nossa praça matriz, nossa Igreja, a antiga Estação, a velha lagoa angica, a quadra esportiva e alguns pontos da cidade e se divirtam com essa matéria.
Avenida Principal Capitão Brito que liga as cidades vizinhas.
Vocês estão vendo várias fotos de nossa cidade, nossa praça matriz, nossa Igreja, a antiga Estação, a velha lagoa angica, a quadra esportiva e alguns pontos da cidade e se divirtam com essa matéria.
Foto aérea do Centro da Cidade
Estas fotos foram tiradas da parte de cima da cidade, onde podemos destacar a Avenida Central da Cidade, Chamada Capitão Brito, a praça central, a Rodoviária e a Prefeitura Municipal, nossa cidade segundo o IBGE, consta uma população de aproximadamente 10.000habitantes contados entre sede e zona rural, e suas rendas são de produção de castanha de caju, pó de carnaúbas, comércios, aposentados e pensionistas, Prefeitura e Governo Estadual, a cidade também conta com dois postos de combustíveis, um hospital público e várias escolas distribuídas pela cidade e zona rural com ensino de infantil e fundamental menor e maior.

 
Martinópole e uma cidade que faz divisas com algumas cidades como Uruoca, Senador Sá e Granja, e é bem localizada na Zona Norte, pois ela é bem central se compararmos as distâncias entre Sobral a Camocim, ela se torna um grande ponto de apoio aos turistas que se deslocam dos grandes centros urbanos em busca de aventura e lazer nos interiores do Ceará, pois ela fica muito próxima a Sobral, Jijoca e Camocim, pois é bem sinalizada e informa aos turistas as direções das estradas que devem tomar para o percurso.

Centro da Praça matriz, busto de Padre Emílio e Fonte.

Praça Central da Cidade

Rodoviária(a direita) e na sequência Forum e Prefeitura

Vistas aérea da Cidade, Praça Matriz, Estação Ferrea(a direita).



Nenhum comentário:

Postar um comentário